AYMP

A Associação Yehudi Menuhin Portugal (AYMP), anteriormente denominada por Associação dos Amigos da Fundação Internacional Yehudi Menuhin em Portugal, foi fundada em 27 de Janeiro de 2000 e é filiada na International Yehudi Menuhin Foundation. De acordo com os seus Estatutos, a Associação Yehudi Menuhin Portugal visa prosseguir, sem fins lucrativos, objectivos de carácter educativo, formativo, cultural, artístico e de integração social.

A Associação Yehudi Menuhin Portugal  vem desenvolvendo, desde a sua fundação, várias actividades e projectos, designadamente, o MUS-E Portugal. O Programa MUS-E tem por objectivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. Ao constatar a existência de situações de violência, de racismo e de exclusão escolar, social e cultural, com consequências graves no abandono, absentismo e insucesso escolar de crianças muito jovens, o MUS-E propõe-se também contribuir para a prevenção e resolução desses problemas. As escolas onde o MUS-E se desenvolve são seleccionadas por servirem grupos populacionais socialmente desfavorecidos e em que se faz notar, de forma significativa, a presença de crianças oriundas de culturas minoritárias (de origem africana, ciganas, outras). O MUS-E Portugal incentiva a concepção de metodologias flexíveis e adequadas aos intervenientes e às situações específicas de cada actividade promovida.

A Associação Yehudi Menuhin Portugal vem também desenvolvendo diversas actividades de formação para adultos: professores, outros profissionais da educação, artistas e familiares dos alunos e outros.

As actividades da Associação Yehudi Menuhin Portugal têm-se realizado em diversos concelhos: Évora, Leiria, Lisboa, Matosinhos, Porto, Odemira, Oeiras e Vila Nova de Gaia.

As actividades da Associação Yehudi Menuhin Portugal têm sido avaliadas por instituições externas (Ministério da Educação, Instituto de Estudos Sociais e Económicos), obtendo apreciações muito positivas.

Ao longo dos anos o Projecto MUS-E Portugal tem sido reconhecido como um Projecto de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura / Secretaria de Estado da Cultura.

A Associação Yehudi Menuhin Portugal é membro da International Yehudi Menuhin Foundation. www.menuhin-foundation.com
MUS-E® é uma marca registada pela International Yehudi Menuhin Foundation. Todos os direitos reservados.