Projectos Internacionais

http://erasmusplus-arteporlaconvivencia.eu

ERASMUS+ Projecto “ARTE POR LA CONVIVENCIA” TRANSNATIONAL MEETING em Portugal

De 22 a 25 de maio celebra-se, em Évora, o Encontro Transnacional do Projeto “Arte por la Convivencia”, uma associação estratégica Erasmus+, desenvolvido em sete países europeus, financiado pela Comissão Europeia através do Ministerio de Educación, Cultura y Deportes de Espanha e do Servicio Español para la Internacionalización de la Educación (SEPIE).

Este Encontro transnacional é organizado pela Associação Yehudi Menuhin Portugal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Évora Manuel Ferreira Patrício e com a Câmara Municipal de Évora. O Encontro conta também com o apoio da Universidade de Évora e da Fundação Eugénio de Almeida.

O Projeto “Arte por la Convivencia” tem como entidade coordenadora a Fundación Yehudi Menuhin España, e entidades parceiras de mais seis países europeus: Alemanha, Bélgica, Hungria, Itália, Portugal e Suíça.

O Projeto pretende criar um espaço em rede para o intercâmbio de boas práticas, de experiências de formação e de materiais pedagógicos.  Os produtos finais serão desenvolvidos pelos alunos, professores e das Escolas do 1º ciclo envolvidas e artistas associados ao Projeto, em horário curricular e, também, fora das atividades letivas. Estas Escolas, nos diversos países, têm em comum serem Escolas MUS-E e nelas ser desenvolvido um programa, fundado pelo violinista e compositor Yehudi Menuhin, que visa o desenvolvimento das áreas de expressão artística, a partir de sessões artístico-pedagógicas (par artista-professor), em tempo curricular, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando o acesso a formas diversificadas de expressão e comunicação, prevenindo situações de exclusão social e escolar de crianças e jovens provenientes de contextos vulneráveis.

O MUS-E é promovido em Portugal pela Associação Yehudi Menuhin Portugal e atualmente desenvolve-se em Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância dos concelhos de Lisboa, Oeiras e Évora, sendo a Escola da Cruz da Picada de Évora participante deste “Arte por la Convivencia”, projecto internacional que trabalha com artistas, utilizando técnicas inovadoras para plasmar diferentes perspetivas sobre a realidade. No âmbito do Projecto será elaborado um documentário e desenvolvido um espaço e-twinning de intercâmbio, de livre acesso, para as comunidades educativas dos vários países participantes.

Mais informações em: http://erasmusplus-arteporlaconvivencia.eu/